O sonho imigrante de prosperar na nova vida escolhida, ou mesmo imposta, não raramente acaba se tornando um drama. É com essa carga dramática que o músico peruano, radicado em São Paulo, Renzo Perales, compôs seu “Sonho Ruim”, faixa inédita que ele lança com seu RP Project no dia 11 de abril, sexta-feira.
Misturando jazz, moderno e inventivo, R&B e pagodão baiano, marcado pelas percussões do beatmaker Toperasound e de Bicho Solto, do grupo Afrocidade, o single aponta para as novas camadas sonoras de Renzo & o RP Project.
“O caminho da música não é fácil pra ninguém. Como imigrante numa das maiores metrópoles do mundo, parece que você está no lugar certo para desenvolver as próprias habilidades, só que você não pode fugir dos estereótipos, inclusive artisticamente falando. Porém, você vive um sonho de oportunidades e abundância que em determinado momento joga contra, parecendo inalcançável ”, reflete Perales.
Renzo Perales & o RP Project é um grupo que mistura ritmos brasileiros atuais e suas raízes, influenciado pelo jazz e seus expoentes. Liderado por Renzo, se somam ao artista peruano músicos de diferentes estados do Brasil, todos habitantes da cidade de São Paulo. Além da guitarra de Perales, Bruno Silva assume a bateria, Alexandre Vianna o piano, Thomaz Souza o sax e Felipe Pizzu, o baixo. Com composições que transitam pela jazz-funk, carregando o peso de uma das maiores cidades do mundo, melodias escuras e nostálgicas, o RP Project desenha em sua proposta a relação da música com a metrópole, o país e o mundo.
A banda está na ativa desde 2014. O disco de estreia, Baptismo, é de 2018, seguido pelo EP Milo (2020), que contou com participações do trompetista Walmir Gil e do saxofonista Vinicius Chagas. Em 2024, o grupo homenageou suas referências montando o show de releituras de Azymuth, João Donato, Raul de Souza e Marcos Valle, “Do Azymuth ao Donato”. Nessa década de atuação, eles rodaram por palcos da cidade como Biblioteca Mário de Andrade, Jazzb, Central 1926, Bourbon Street e Cineclube Cortina.

Gravado nos estúdios Devaneio, por Arthur Kunz (Marina Lima, Os Amantes), Aga Estúdio, por Alexandre Vianna, e Estúdio Central, por Rico Manzano e Quiriku, e mixado e masterizado por Zé Victor Torelli, “Sonho Ruim” aponta para a nova roupagem que Renzo Perales e seu RP Project assumem neste ano: improvisos, groove, swingueira, miami bass e outras fusões possíveis. Um sonho, afinal, tem esse potencial de misturar ao palpável a inacabável subjetividade humana.