Obra de Steve Biko sobre o Apartheid ganha nova edição em “Escrevo o Que Eu Quero”

Obra reúne os escritos de Steve Biko sobre Consciência Negra, resistência ao Apartheid e luta por justiça social

Copia de Imagem post padrao 1 6
Foto: Divulgação.

A obra Escrevo o Que Eu Quero, do ativista sul-africano Steve Biko, está em pré-venda com 20% de desconto no site da editora Veneta. O livro, considerado essencial para a compreensão da luta contra o regime do Apartheid, reúne escritos que refletem a resistência negra e a busca por justiça social.

A nova edição inclui prefácio da ex-senadora Benedita da Silva, textos complementares de Silvio Humberto dos Passos Cunha, presidente de honra do Instituto Cultural Steve Biko, além de ilustrações do quadrinista Marcelo D’Salete.

Publicado pela primeira vez em 1978, um ano após o assassinato de Biko pela polícia sul-africana, o livro apresenta sua visão sobre a Consciência Negra e o enfrentamento ao sistema de segregação racial.

Escrevo O que Eu Quero
Foto: Divulgação.

Fundador do Movimento da Consciência Negra na África do Sul, Biko teve seu pensamento influenciado por intelectuais como Frantz Fanon, Malcolm X e Paulo Freire. Para Nelson Mandela, o impacto de suas ideias foi tão significativo que o governo precisou “matá-lo para conseguir prolongar a vida do Apartheid”.

A edição especial do livro inclui um pôster exclusivo com ilustração de Marcelo D’Salete, autor de obras como Angola Janga e Cumbe. A pré-venda segue até 20 de março de 2025, e o envio das unidades adquiridas está previsto para essa data.