Linn da Quebrada volta a se internar para tratar da saúde mental

Artista se afasta temporariamente das atividades profissionais após agravamento de quadro depressivo

Copia de Imagem post padrao 14
Foto: Reprodução/Instagram (Pedro Machado).

A cantora e atriz Linn da Quebrada, de 34 anos, foi internada em uma clínica para tratamento de saúde mental. A informação foi confirmada pela sua agente à revista Quem, nesta segunda-feira (17). A artista deu entrada na clínica há uma semana, após um agravamento de seu quadro de depressão.

A ausência de Linn nas redes sociais e o não comparecimento ao lançamento de Vitória, filme que estrela ao lado de Fernanda Montenegro, foram notados pelos fãs. A artista também teve sua presença cancelada no show Linn da Quebrada e Giovani Cidreira Canta Secos & Molhados, que seria realizado em São Paulo.

A assessoria de Linn da Quebrada divulgou um comunicado explicando a situação da cantora. “Neste momento, a artista Linn da Quebrada está se afastando temporariamente de suas atividades profissionais para focar em sua saúde e bem-estar”, inicia a nota. “Recentemente, ela tem enfrentado desafios relacionados à saúde mental, o que resultou no abuso de substâncias e no agravamento da depressão. Durante esse período, Linn está recebendo o apoio necessário de pessoas próximas, de sua equipe e de profissionais especializados, priorizando seu processo de recuperação e fortalecimento.”

A nota segue pedindo respeito à privacidade da artista e reforça: “Pedimos a todos, especialmente aos fãs e à imprensa, que respeitem sua privacidade e ofereçam o espaço necessário para que ela possa se dedicar totalmente a esse processo. Agradecemos o carinho, a compreensão e o apoio contínuo de todos. Continuaremos compartilhando atualizações quando for apropriado.”

Além disso, a assessoria se manifestou em relação a boatos que circularam, afirmando que Linn teria sido vista na Cracolândia. “A assessoria gostaria de esclarecer que a informação de que Linn da Quebrada foi, ou teria sido, vista na Cracolândia não é verídica e possui um caráter tendencioso. Pedimos a todos que verifiquem as informações antes de compartilhá-las, a fim de evitar a disseminação de boatos infundados e a promoção de estigmas negativos associados a questões de saúde e bem-estar. Contamos com a compreensão e respeito de todos”, disse a nota.

Esta não é a primeira vez que a artista enfrenta problemas de saúde mental. Em abril do ano passado, Linn já havia anunciado uma pausa em sua carreira após o diagnóstico de depressão. Em junho, ela compartilhou pela primeira vez sobre o período de internação, explicando: “Estou em uma clínica para me cuidar, para cuidar da minha cabeça, do meu espírito. Estou fazendo o que sinto que é o melhor pra mim nesse momento. Tratando de uma depressão, tratando de um momento que percebi que precisava cuidar da minha saúde mental.”

Conhecida por explorar interseções entre funk, pop e música eletrônica, Linn da Quebrada tem uma obra musical marcada por uma poética complexa, em que faz uso de jogos de palavras, aliterações e outros recursos, sempre tendo como foco suas vivências enquanto pessoa trans. Seu trabalho mais recente, Trava Línguas, é de 2021. Linn também é ex-participante do programa Big Brother Brasil (BBB 22).

Veja sua atuação no trailer de Vitória.

Se você ou alguém que você conheça estiver lutando contra pensamentos suicidas ou problemas relacionados à saúde mental, o Centro de Valorização à Vida oferece apoio gratuito. O CVV fornece ajuda emocional, informação e prevenção através do telefone 188 ou no site www.cvv.org.br por meio de chat. O atendimento está disponível 24h por dia.