Grupo O Poste Soluções Luminosas leva formação teatral à Vitória de Santo Antão

Atividade gratuita compartilha metodologia baseada na ancestralidade corporal e vocal de matriz africana e indígena

Copia de Imagem post padrao 2 6
Foto: Dudu Silva/Divulgação.

O grupo recifense O Poste Soluções Luminosas realiza, entre os dias 23 e 28 de abril, a formação Um mergulho no teatro físico e antropológico no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A atividade será realizada no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, com carga horária de 60 horas e acessibilidade em Libras para a comunidade surda.

Voltada a jovens a partir de 16 anos, professores e artistas com alguma vivência teatral, a formação já teve as vagas preenchidas previamente. A proposta compartilha a metodologia O corpo ancestral dentro da cena contemporânea, com base na fisicalidade e na ancestralidade de matriz africana e indígena, dentro do teatro físico e antropológico.

A ação tem coordenação de Agrinez Melo, também facilitadora junto a Naná Sodré e Samuel Santos. “Nosso grupo tem como essência a matriz africana e indígena, compartilhando conhecimento por meio da metodologia O corpo ancestral dentro da cena contemporânea. Nesta formação são criadas possibilidades de partituras corporais para a cena”, afirma Agrinez Melo.

Lucas Emanuel foto credito O Poste Solucoes Luminosas do RecifePE chega com seu grupo ao municipio de Vitoria de Santo Antao na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Foto: Lucas Emanuel/Divulgação.

“A criação artística proporciona a construção de uma forma afetiva e efetiva e traz reflexões sobre a importância do teatro, da educação para um reconhecimento e da valorização das origens culturais, sociais e artísticas de cada pessoa participante”, destaca Samuel Santos.

Criado em 2004, O Poste Soluções Luminosas tem sede no Recife e atua com foco em teatro negro e indígena, promovendo formações, montagens, festivais e ações de letramento racial e empoderamento da comunidade periférica. Entre seus trabalhos estão os espetáculos Cordel do Amor Sem Fim, Anjo Negro, Ombela, A Receita e O Irôko, A Pedra e o Sol.

A iniciativa conta com incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, e apoio da Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão.

Serviço:
Formação teatral Um mergulho no teatro físico e antropológico
Local: Auditório da ETE José Joaquim da Silva Filho — Rua Dr. Demócrito Cavalcante, bairro Livramento, Vitória de Santo Antão/PE
Data: 23 a 28 de abril de 2025
Carga horária: 60 horas
Público: Jovens a partir de 16 anos, professores(as) e artistas com vivência teatral
Acessibilidade em Libras
Instagram do grupo: @oposteoficial