O ator Gene Hackman, vencedor de dois prêmios Oscar, foi encontrado morto nesta quinta-feira (27), junto de sua esposa, Betsy Arakawa, em sua residência no estado do Novo México, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela agência Reuters, com base em relatos da mídia local. O cachorro do casal também foi encontrado sem vida. As autoridades informaram que não há indícios de crime, e a causa da morte ainda está sob investigação.
Eugene Allan Hackman nasceu em San Bernardino, Califórnia, e iniciou sua carreira artística nos anos 1960, após servir na Marinha. Seu primeiro papel de destaque foi no filme Meu Pai, Um Estranho (1970), que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.
- Leia também: “Um Completo Desconhecido” | Cinebiografia com cheiro de amaciante retrata início da carreira de Bob Dylan
Durante a década de 1970, consolidou-se como um dos atores mais reconhecidos de Hollywood, atuando em produções como Operação França (1971), pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator, A Conversação (1974) e Superman (1978), onde interpretou o vilão Lex Luthor.
Nos anos 1980 e 1990, Hackman seguiu com atuações em filmes como Mississippi em Chamas (1988), que lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar, e Os Imperdoáveis (1992), que lhe garantiu a segunda estatueta da Academia, desta vez na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Seu último grande papel foi em Os Excântricos Tenenbaums (2001), e sua última aparição no cinema ocorreu no longa Bem-vindo a Mooseport (2004), após o qual decidiu se afastar da indústria cinematográfica.
Hackman foi casado com Faye Maltese de 1956 a 1986, com quem teve três filhos: Christopher, Elizabeth e Leslie. Em 1991, casou-se com Betsy Arakawa, pianista de 63 anos.