A CAIXA Cultural Recife recebe, entre os dias 10 e 12 de abril, o espetáculo Virginia, monólogo protagonizado por Cláudia Abreu e inspirado na vida e obra da escritora inglesa Virginia Woolf. As apresentações acontecem às 20h, com ingressos já esgotados. A classificação indicativa é de 12 anos.
Com direção de Amir Haddad e codireção de Malu Valle, a peça marca a estreia de Cláudia Abreu como autora teatral e o primeiro monólogo de sua carreira. O texto é resultado de mais de cinco anos de pesquisa no universo literário de Woolf, adotando como estrutura narrativa o fluxo de consciência, técnica recorrente na obra da escritora britânica.
O espetáculo parte de reflexões sobre a dor, a criação artística e a condição da mulher na sociedade contemporânea. O projeto também marca o reencontro profissional entre Abreu e Haddad, que já haviam trabalhado juntos em Noite de Reis, em 1997.


Desde sua estreia, Virginia já foi assistido por mais de 45 mil pessoas no Brasil e no exterior. A montagem integra a itinerância nacional pelas unidades da CAIXA Cultural, tendo passado por Brasília e Fortaleza antes de chegar a Recife. Em seguida, segue para as unidades de Curitiba, ainda em abril, e Rio de Janeiro, em maio.
O espetáculo faz parte da programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, instituição mantida pela CAIXA e pelo Governo Federal, e também celebra os 13 anos da unidade da CAIXA Cultural Recife. Em 2025, está prevista ainda a inauguração do primeiro espaço da rede na região Norte, em Belém (PA).
Serviço:
Espetáculo: Virginia
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Datas: 10, 11 e 12 de abril de 2025 (quinta a sábado)
Horário: 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: Esgotados