Documentário “Ritas”, com última entrevista inédita de Rita Lee, divulga trailer oficial

Longa reúne imagens gravadas pela própria artista, registros de arquivo e depoimentos inéditos; direção é assinada por Oswaldo Santana e Karen Harley

Copia de Imagem post padrao 2 11
Foto: Divulgação.

O documentário Ritas, que homenageia a trajetória da cantora e compositora Rita Lee, teve seu trailer oficial divulgado nesta semana. A obra reúne imagens de arquivo, trechos de entrevistas concedidas ao longo da carreira da artista e registros inéditos gravados pela própria Rita em seu cotidiano. A estreia comercial está marcada para o dia 22 de maio, data escolhida pela cantora como seu “novo aniversário” e reconhecida oficialmente pela cidade de São Paulo como o Dia de Rita Lee.

Dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, o filme teve sessões lotadas durante o festival É Tudo Verdade, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com uma abordagem centrada no olhar da própria artista, o documentário propõe uma narrativa íntima, guiada por reflexões pessoais, lembranças e aspectos de sua vida privada.

“Sem dúvida, um dos méritos do filme é a entrega e a condução da própria Rita. Poder contar com isso foi o norte desse filme, e acompanhar, pelo olhar dela, a intimidade no seu refúgio; o dia a dia com os pets; escutá-la relembrando passagens e filosofias de vida, é a forma mais verdadeira, direta e amorosa que poderíamos contar essa história”, afirmou o diretor Oswaldo Santana.

Descrito como uma espécie de “arqueologia pessoal”, o documentário revela diferentes dimensões da artista — poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa — ao explorar seu processo criativo e sua trajetória de reinvenção no cenário musical brasileiro. Ao longo do filme, a própria Rita conduz o espectador por meio de trechos de entrevistas e depoimentos inéditos, lançando nova luz sobre sua carreira e vida pessoal.

Ritas é uma produção da Biônica Filmes, em coprodução com a 7800 Productions e a Claro, com apoio da Globo Filmes e da DOT Cine. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Governo Federal, o Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo. A codistribuição fica por conta da Biônica Filmes e da Paris Filmes.