Daniela Arrais lança livro de estreia sobre coragem e o fenômeno da impostora

Obra propõe reflexões sobre autoconhecimento, vulnerabilidade e o papel das mulheres em espaços de poder

Copia de Imagem post padrao
Foto: Reprodução/Instagram (Lucas Viggiani).

A jornalista e cofundadora da plataforma Contente, Daniela Arrais, lança nesta quinta-feira (10) seu primeiro livro, Para todas as mulheres que não têm coragem, com evento na Livraria do Jardim, no Recife. A obra combina relatos pessoais, entrevistas com outras mulheres e exercícios de autoconhecimento para refletir sobre o fenômeno da impostora.

Arrais compartilha vivências pessoais que atravessam temas como maternidade, luto, relações e saúde mental. “Eu sempre quis escrever livros, dizer de boca e coração cheios: eu sou escritora. Mas, por muito tempo, me deixei apenas no lugar de jornalista, de quem escreve sobre os outros, entrevista quem lançou um livro, por exemplo. O nascimento do meu filho e a morte do meu irmão, com um mês de diferença, trouxe uma avalanche na minha vida. Eu perdi o chão, enquanto ganhava uma expansão no coração que nunca tinha experimentado antes. Escrever foi a maneira que encontrei de processar tudo, de entender quem eu me tornava enquanto sentia tanto”, disse à Revista O Grito!.

Durante a escrita do livro, ela relata ter passado por momentos de dúvida quanto à relevância do que estava produzindo. “Eu me questionava: será que isso interessa a alguém? Será que tem relevância? Eu ficava num looping mental que tentava me desencorajar. Quando entendi que eu mesma estava sofrendo com o fenômeno da impostora, pensei: esse é o fio condutor do livro. Porque todas as mulheres que conheço sofrem com esse fenômeno psicológico. Não porque têm uma ‘baixa autoestima’, mas porque vivemos numa sociedade em que as oportunidades e os espaços de poder ainda são dominados por homens”, afirmou.

image 28

Para ampliar a conversa, Daniela reuniu no livro entrevistas com mulheres de diferentes áreas de atuação, como Dandara Pagu, Monique Evelle, Carol Burgo, Rafa Brites, Vivi Duarte e Mari Palma. “Sabe essa coisa de que quando mulheres se juntam a gente cresce? Trouxe ali entrevistas com mulheres maravilhosas. Todas brilhantes e, ainda assim, às voltas com a impostora. Daí o livro ganhou mais fôlego, ganhou mais força”, disse.

A autora também destacou reflexões da designer Carol Burgo: “Enquanto o poder espera alçar uma única pessoa no pódio, a potência se espalha como tentáculos, dá espaço para todo mundo. É tão bonito pensar numa teia de mulheres que se apoiam, se nutrem, se enaltecem. A gente quer mais é ver mais mulheres conquistando tudo o que querem, sem essa de um espaço único para uma só que ‘chega lá’.”

Serviço:
Lançamento do livro Para todas as mulheres que não têm coragem
Local: Livraria do Jardim – Av. Manoel Borba, 292, Boa Vista, Recife – PE
Data: Quinta-feira, 10 de abril
Horário: 19h
Atividades: Bate-papo com a autora e convidadas, seguido de sessão de autógrafos
Entrada gratuita: Ingressos disponíveis pelo Sympla
Compre o livro na Amazon e na Livraria do Jardim.