Nesta sexta-feira (21), às 19h, a Torre Malakoff, no Recife Antigo, dá início à exposição O Rock Pernambucano em 50 Capas, uma homenagem às figuras que moldaram a cena do rock em Pernambuco, incluindo bandas, artistas, compositores, fotógrafos, ilustradores e designers. A mostra, que conta com curadoria de Danilo Lucio, apresenta uma seleção de capas de discos que abrange diversos períodos históricos do gênero musical no estado.
- Leia também: Banda Sinfônica do Recife abre amanhã temporada 2025 de concertos gratuitos no Teatro do Parque
As capas expostas representam diferentes fases do rock pernambucano, começando com a década de 1970 e o movimento Udigrudi, passando pela psicodelia, a escassez dos anos 1980, a explosão do Mangue Beat nos anos 1990, o hardcore e o heavy metal nos anos 2000, e chegando até o empreendedorismo independente dos anos 2010 e a nova geração de 2020.
Além da exposição de capas de discos, o evento contará com atividades educativas, como oficinas para professores de escolas públicas e privadas, além de visitas guiadas para estudantes de Artes e Design. A coordenação das atividades educativas é de responsabilidade de André Aquino. As datas das atividades serão divulgadas em breve no Instagram da Torre Malakoff (@torremalakoff).
A montagem da exposição foi realizada por Egeneson Ferreira, e o circuito educativo é patrocinado pelo SIC – Sistema de Incentivo à Cultura, da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, e pela Secretaria de Cultura do Recife. A exposição pode ser visitada até o dia 1º de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos domingos, das 14h às 18h, com entrada gratuita.