A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie visitará o Brasil no mês de junho para cumprir uma agenda voltada ao circuito literário. Ela é a primeira autora confirmada na edição de 2025 do Fronteiras do Pensamento, ciclo de conferências com edições em São Paulo e Porto Alegre, e também participará da abertura oficial da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho no Riocentro.
Conhecida por títulos como Americanah e Meio Sol Amarelo, Adichie acaba de lançar A Contagem dos Sonhos, seu primeiro romance em mais de dez anos, com publicação no Brasil pela Companhia das Letras. A autora se consolidou no cenário internacional por obras que abordam temas como imigração, identidade racial e de gênero, além de ter alcançado ampla repercussão com suas palestras no TED Talk.

A edição deste ano da Bienal do Rio também contará com outros nomes da literatura contemporânea, incluindo a brasileira Paula Pimenta, a britânica Cara Hunter e o americano G.T. Karber, autor da série Murdle. Os ingressos para o evento estão disponíveis desde esta segunda-feira.
As datas e locais das palestras de Chimamanda pelo Fronteiras do Pensamento ainda não foram detalhados pela organização.