Centro Cultural SESI Sorocaba recebe exposição “J. Borges – O Mestre da Xilogravura”

mostra celebra a obra do mestre pernambucano J. Borges, com xilogravuras inéditas, literatura de cordel e uma cinebiografia

Copia de Imagem post padrao 2 3
Foto: Divulgação.

O Centro Cultural SESI Sorocaba apresenta, a partir do dia 21 de março, a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura, que reúne algumas das mais importantes obras do artista pernambucano J. Borges, falecido em julho de 2024, aos 88 anos. A abertura da mostra ocorrerá no dia 20 de março, quinta-feira, às 19h. A exposição, que ficará em cartaz até 27 de julho de 2025, poderá ser visitada gratuitamente de quarta a domingo, das 10h às 19h.

A mostra apresenta um total de 44 xilogravuras, sendo oito delas inéditas, acompanhadas das respectivas matrizes, e outras 28 obras representativas da trajetória de J. Borges. Entre os destaques estão as que simbolizam sua vida e carreira, temas recorrentes em sua produção artística, como o cotidiano do campo, o cangaço, o forró nordestino, a religiosidade e o amor.

Além das obras do mestre, a exposição conta com contribuições dos filhos e aprendizes do artista, Pablo Borges e Bacaro Borges, que assinam duas obras na mostra. Também faz parte da programação uma cinebiografia sobre a vida e obra de J. Borges, dirigida pelo jornalista Eduardo Homem.

A mostra, que inclui um espaço dedicado à literatura de cordel de J. Borges, reflete a riqueza do universo cultural nordestino. Com mais de 50 anos de carreira como cordelista, J. Borges expressou, em seus versos, o cotidiano do agreste, fatos políticos e lendários, e eventos do folclore popular. “O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. Minha obra é aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, declarou o artista em 2023, durante o início da circulação de sua exposição por unidades do SESI-SP.

Para Debora Viana, Gerente de Cultura do SESI-SP, a exposição reforça o compromisso da instituição em fomentar o cenário cultural e artístico. “Com a iniciativa, que começou em Campinas, reforçamos o compromisso que a instituição possui de fomentar o cenário cultural e artístico por meio do acesso do público a obras, ao processo criativo de artistas nacionais e internacionais, à reflexão e à experimentação. Para o SESI-SP, é de extrema importância a formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso à cultura de forma gratuita”, afirmou.

Com curadoria de Ângelo Filizola (1959-2024) e produção do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e Cactus Promoções e Produções, a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura já foi apresentada em outros Centros Culturais do SESI-SP, como Campinas, São José do Rio Preto, Itapetininga, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

A visitação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. A exposição é acessível e conta com audiodescrição para as obras. Grupos e escolas podem agendar visitas por meio do e-mail cacsorocaba@sesisp.org.br.

Serviço:
Exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura
Abertura: 20 de março – Quinta, às 19h
Temporada: 21 de março a 27 de julho de 2025
Horários: Quarta a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita | Classificação: livre