Arcade Fire está de volta. Nesta terça-feira (08) o grupo canadense lançou o single “Year of the snake” e também anunciou a vinda de um novo disco, Pink Elephant, previsto para o dia 09 de maio. O disco chega dois anos e meio depois do lançamento do seu último disco, WE.
O single, que ganhou um videoclipe, tem Will Butler e Régine Chassagne como compositores e também como produtores, onde foram acompanhados por Daniel Lanois, músico canadense conhecido por colaborações com outros grandes nomes do rock como Bob Dylan e U2. “Year of the snake” já teve uma perfomance ao vivo pelo grupo em março desse ano em um evento fechado promovido pelo cantor norte-americano Willie Nelson. Além do single, outras duas canções do novo álbum estavam na setlist: “Pink Elephant” e “Rider Or Die”.
As apresentações em menor escala estão dentro do planejamento de divulgação do disco novo, com o álbum cantado na íntegra. Até o momento não foram anunciadas as datas nem as cidade por onde o grupo passará. Já no Brasil, o show da banda canadense foi em 2022, no Lollapalooza.

Saída de Win Butler
Em 2022, Arcade Fire passou por tempos conturbados após as denúncias de assédio sexual contra Win Butler, ex-integrante da banda e irmão de Will Butler. De acordo com uma matéria publicada pela Pitchfork, três mulheres denunciaram Win Butler por abuso sexual em situações onde o músico se aproveitou de diferenças de idade, sua posição de poder e do contexto. A matéria também trouxe o depoimento de uma quarta pessoa gênero-fluido que foi vítima de Butler duas vezes em 2015.
Após a publicação da reportagem, uma quinta pessoa levantou acusações contra Butler, dessa vez se referindo a um relacionamento sexualmente abusivo que durou cerca de três anos.