A Agenda Cultural desta semana traz opções que vão do teatro à música, passando pelo cinema. No teatro, a cidade recebe montagens tradicionais da Semana Santa: A Paixão de Cristo do Recife, que ocupa o Marco Zero, e a Paixão de Cristo de Casa Amarela, que acontece no Sítio da Trindade. Ambas são abertas ao público. Também na temática da Semana Santa, a prévia Bacalhau de Herodes ocupa a Casa Criatura em Olinda, com shows de Walter de Afogados e Sebastião e os Maias.
Nos shows, a 3ª edição do Festival Escama exalta os bailes e a cultura periférica, com sets de DJs e show da revelação do rap recifense Tremsete. No cinema, a A mostra “Minutagens de Melancolia” acontece nesta semana e propõe uma reflexão sensível sobre a melancolia e as formas de fuga desse estado, muitas vezes mediadas pelo cinema.
Veja a agenda completa!
Agenda Cultural do Recife
Shows e Festas
Quinta-feira (17)
Show Último Ato – Banda Sentimentos
A Banda Sentimentos se despede dos vocalistas Ellyson e Ziane com o show “Último Ato”, que marca o fim da formação atual do grupo e inicia as carreiras solos dos vocalistas em outros estilos musicais. O show acontece nesta quinta-feira (17), às 19h, na NB Society. Rua das Crianças, 82, Bomba do Hemetério, Recife. A entrada é gratuita, com ingressos retirados no Outgo.
CLUBX
A CLUBX dá início à temporada 2025 com uma edição intimista que marca o retorno da festa às pistas e à energia das comunidades da house e dance music. No line-up estão Sammy Dreams, Yami e Wesiley. O evento acontece nesta quinta-feira (17), às 21h, no Projeto Café Bar. Rua Fernando Lopes, 44, Graças. A entrada é gratuita.
Freaks Nada Santa
A Metrópole recebe Nega do Babado para mais uma edição da Festa Freaks, que terá uma hora de open bar de cerveja, e sets de brega romântico, bregafunk e brasilidades na pista Brasil. A festa acontece nesta quinta-feira (17), às 22h, no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Sexta-feira (18)
Bacalhau de Herodes
O Bacalhau de Herodes promove uma verdadeira profanação carnavalesca em plena Semana Santa com uma festa especial que tem shows de Walter de Afogados, os clássicos de Tim Maia reinterpretados pelo grupo Sebastião e os Maias, além da DJ Babilônia durante os intervalos. O Bacalhau de Herodes acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 20h, na Casa Criatura. Rua de São Bento, 344, Varadouro, Olinda. Ingressos no Sympla.
Cu.dy Club
A festa Cu.dy Club, original de João Pessoa, tem a primeira edição no Recife neste final de semana. No line-up, Cuzzy b2b Double Di, Beautrois, Geni e Sammydreams. O Cu.dy Club acontece nesta sexta-feira (18), às 22h, no Quintal do Sossego. Rua do Sossego, 1344, Santo Amaro, Recife. Ingressos disponíveis no SHOTGUN.
Escama
O Escama Festival comemora 3 anos de resistência e celebração da cultura periférica com uma edição especial. Um dos principais bailes da cena loca, o Escama traz no line-up Leon PX, Dandara MC, Trem Set, DJ Brendb, DJ Kananda PX e uma atração surpresa. O festival acontece nesta sexta (18), às 21h, na Venda do Seu Biu. Rua 27 de Janeiro, 32, Carmo, em Olinda. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Sábado (19)
O Bacanal de Herodes retorna à Metrópole inspirado nos banquetes da antiguidade. A festa ocupa três pistas com cenografia imponente e performances. A programação conta com DJ Ale, DJ Emílio Vega e DJ Thommaz na pista NY; DJ Macaxeira e DJ Léo Galize nas brasilidades; e DJ Andy dos Planetas comandando o open air. A festa acontece neste sábado (19), a partir das 22h, na Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista, Recife. Ingressos no Sympla.
Domingo (20)
A festa Gagacabana antecipa a passagem de Lady Gaga pelo Brasil com uma noite especial dedicada à Mother Monster na Metrópole. A festa conta com três pistas: eletrônica e pop com DJ Bruno Pacheco, Alê e Luan Sobral; brasilidades com DJ Macaxeira e Léo Galize; e open air com DJ Andy. O evento neste domingo (20), às 22h, na Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Ingressos no Sympla.
Cinema

Mostra Minutagens de Melancolia
A mostra “Minutagens de Melancolia” acontece nesta semana e propõe uma reflexão sensível sobre a melancolia e as formas de fuga desse estado, muitas vezes mediadas pelo cinema. A programação inclui a exibição de O Melhor Amigo, de Allan Deberton, Lost In Traslation de Sofia Coppola e Asoko I & II, de Ryusuke Hamaguchi. A programação acontece de segunda (14) até quarta-feira (16), no Cinema UFPE, no Centro de Convenções da UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes da sessão. Os horários podem ser conferidos nas redes sociais do Cinema UFPE.
Teatro e Dança

Baile do Mestre Cupijó
a CAIXA Cultural Recife recebe o espetáculo Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo Tocantins, com repertório dedicado aos ritmos tradicionais da região amazônica, como siriá, banguê e mambo. Conduzido pela banda paraense Baile do Mestre Cupijó, o show homenageia o legado do compositor José de Jesus Rodrigues, o Mestre Cupijó, com músicas autorais e faixas dos álbuns Siriá (1974) e Mestre Cupijó e Seu Ritmo (1975), que completam 50 anos. O espetáculo tem sessões da quinta-feira (17) ao sábado (19), com sessões de bate-papo com o grupo após as apresentações nos dias 18 e 19, na CAIXA Cultural do Recife. Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Paixão de Cristo do Recife
A Paixão de Cristo do Recife chega em 2025 com uma temporada estendida e quatro apresentações gratuitas no Marco Zero. A montagem é realizada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco e tem Asaías Rodrigues no papel de Jesus pelo quarto ano consecutivo. As apresentações acontecem desta sexta-feira (18) até a segunda-feira (21), sempre às 21h, no Marco Zero. O espetáculo é aberto ao público.
Paixão de Cristo de Casa Amarela
A tradicional Paixão de Cristo de Casa Amarela, na sua 23ª edição, renova a proposta do espetáculo com a intenção valorização a participação do público, maior presença de personagens femininos e aproximação de narrativas do Antigo e do Novo Testamento. Com direção do professor Zezo Oliveira, a encenação acontece de quinta (17) a sábado (19), sempre às 20h, no Sítio da Trindade. Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela. A entrada é gratuita.
Artes Visuais
Exposição Inventário Verde da Boa Esperança
A exposição Inventário Verde da Boa Esperança, do artista visual Maurício Pokemon, chega ao Recife trazendo um mergulho visual e afetivo nos modos de vida e nas resistências de comunidades afro-indígenas do Nordeste. A abertura acontece na quarta-feira (16), com uma roda de conversa mediada pelo artista. A mostra estará aberta de 16 a 30 de abril na horta comunitária da Caranguejo Tabaiares. Rua Vila Canal, s/n, Afogados. Acesso gratuito.