3º CurtaLab promove imersão criativa para cineastas iniciantes

Programação também trraz conversas com grandes nomes do cinema brasileiro como Juliana Rojas e Gabriel Mascaro

Copia de Copia de Post Noticias 21
(Foto: Hannah Carvalho/ Divulgação)

A terceira edição do CurtaLab – Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens ocupa o Izi Corporate House, no Bairro do Recife, de 22 a 25 de abril, oferecendo uma imersão no universo cinematográfico para cineastas em início de carreira. Além das aulas, consultorias e mentorias para projetos selecionados, a iniciativa promove as Conversas de Cinema.

Programação também encontros abertos ao público com nomes do audiovisual brasileiro, como Gabriel Mascaro (PE), Bárbara Wagner (PE) e Juliana Rojas (SP).  O time de convidados conta ainda com Fábio Leal (PE) e Aleksei Abib (DF). O projeto é uma realização da Gatopardo, dos diretores e roteiristas Enock Carvalho e Matheus Farias, que serão mentores e consultores dos projetos.

A escassez de formação e de espaços de trocas com profissionais experientes da área estão entre as principais dificuldades para jovens cineastas. Diante desse cenário, o CurtaLab foi pensado como uma experiência formada não só de ações formativas, mas também de reflexão e de conexões. Na sua 3ª edição, a iniciativa apresenta aulas de roteiro, direção, produção e distribuição, encontros de networking e conversas com artistas convidados.

Para a terceira edição, foi aberta uma chamada pública que contemplou, além de Pernambuco, todos os estados do Norte e do Nordeste. Foram recebidas mais de 400 inscrições, das quais 12 projetos de curta-metragem em desenvolvimento ou pós-produção foram selecionados para receber as atividades e as mentorias exclusivas.

Fora de Pernambuco foram selecionados quatro projetos: Há de se encantar para permanecermos vivos, de Rayane Penha (AP); Curumim, de Pedro Guimarães (AM); A Fome dos Siris, de Karol Azevedo (BA) e Melô de Iga de Marina Bonifácio (AL).

De Pernambuco, foram escolhidos A Casa Geminada, de Mariene Belarmino; A Última Locadora do Bairro, de Eduardo Gomes; Batoki – Noite Sem Lua, de Karkará Tunga; Conduzido, de Felipe César de Almeida; Histórias Afundadas, de Pedro Ferreira; O dia em que engoli minha juventude, de Guga Patriota; O Navio, de Lia Letícia; e Uma Conexão Alemã de Tecidos, de Douglas Henrique.

Além dos idealizadores do CurtaLab, Enock Carvalho e Matheus Farias – que têm no currículo filmes celebrados, como Inabitável, premiado no Festival de Gramado e apresentado no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, e Caranguejo Rei – participarão das consultorias Juliana Rojas, Fábio Leal e Aleksei Abib.

Além dos selecionados com projetos, foram escolhidos outros 18 cineastas e amantes do cinema para participar das ações gerais, totalizando 30 participantes. 

Conversas de Cinema

Outro destaque da programação do CurtaLab são as “Conversas de Cinema”, encontros com profissionais do audiovisual brasileiro que compartilharão suas experiências na área. Os bate-papos abertos ao público geral acontecerão sempre às 16h30, no Izi Corporate House, com ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação do espaço. Para garantir a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas e ensurdecidas, as “Conversas de Cinema” contarão com intérpretes de Libras.

Na terça-feira (23/04), o convidado é o cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, diretor e roteirista premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim por “O Último Azul”. A filmografia de Mascaro inclui ainda outros títulos como “Um Lugar ao Sol” e “Boi Neon”.

Na quarta-feira (23/04), a convidada é Bárbara Wagner, que falará sobre o seu trabalho junto a Benjamin de Burca (Alemanha). A dupla é responsável pela direção de curtas como “Swinguerra, “Terremoto Santo” e “Estás Vendo Coisas”. Suas obras já foram exibidas em festivais como o de Berlim e Locarno.

Na quinta-feira (24/04), Juliana Rojas conversa sobre suas experiências como roteirista e diretora de curtas, longas e séries. Seu filme mais recente, o longa “Cidade; Campo”, foi vencedor de Melhor Direção da seção Encounters do Festival de Berlim e Prêmio da Crítica do Festival de Gramado, em 2024. Seu currículo inclui também “O Duplo” e “As Boas Maneiras” (este, ao lado de Marcos Dutra).

O 3º CurtaLab – Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens é uma realização da Gatopardo e conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Funcultura Audiovisual, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e apoio do Izi Corporate House e Experimento Produções.

CurtaLab 2022 por Hannah Carvalho 157 1