Cinemateca Brasileira realiza retrospectiva de José Rubens Siqueira com exibição de filmes restaurados

Exibição de 16 filmes restaurados celebra a obra do cineasta paulista

Copia de Imagem post padrao 3 6
Irene Stefânia e José Wilker nas filmagens de "Amor e Medo" (1974). (Foto: Acervo pessoal/Divulgação.)

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, recebe de 20 a 23 de março a Retrospectiva José Rubens Siqueira, uma homenagem ao cineasta paulista falecido em 17 de fevereiro. A mostra exibe quase toda a sua filmografia, inédita há décadas, que foi recentemente restaurada e digitalizada. A curadoria do evento é de Fernando Severo, cineasta e amigo próximo de Zé Rubens.

Com 16 títulos restaurados, a retrospectiva destaca filmes como Atenção: Perigo (1967), primeira incursão de Sônia Braga no cinema, Amor e Medo (1974), estrelado por José Wilker e Irene Stefânia, e Clepsusana (1969), filmado por Jorge Bodanzky e parte do filme coletivo Em cada coração um punhal, considerado um clássico do cinema marginal paulista.

Outros destaques incluem Pequena História do Mundo (1974), premiado em festivais no Irã e na União Soviética, e Hamlet (1975), eleito um dos 100 melhores filmes de animação brasileiros. Ao todo, Zé Rubens dirigiu 18 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, além de ser responsável por curtas de animação exibidos no emblemático programa Lanterna Mágica da TV Cultura.

image 1
José Rubens Siqueira dirigindo Sônia Braga em “Atenção: Perigo” (1967). (Foto: Acervo pessoal/Divulgação.)

Além de seu trabalho no cinema, Zé Rubens é lembrado por sua trajetória no teatro como dramaturgo, diretor, ator, cenógrafo e figurinista, com obras que marcaram o cenário cultural paulista nas décadas de 1980 e 1990. Ele também se destacou como tradutor de mais de 200 livros, trazendo ao público brasileiro obras de autores como Salman Rushdie, J.M. Coetzee, Toni Morrison e Pedro Juan Gutiérrez.

O processo de restauração e digitalização foi supervisionado por Zé Rubens e realizado pelos laboratórios da Cinemateca Brasileira e da Link Digital. A mostra também contará com um debate mediado por Severo, ao lado de Matheus Rufino, produtor da Mostra.

A abertura da retrospectiva será marcada por um coquetel no dia 20 de março, às 18h30, na Cinemateca Brasileira, que fica localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana, São Paulo. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Serviço:
Retrospectiva José Rubens Siqueira
Datas: 20 a 23 de março de 2025
Local: Cinemateca Brasileira | Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Entrada gratuita | Ingressos distribuídos 1h antes de cada sessão