“A Versão de Anita” reconta a história de Anita Garibaldi sob sua própria perspectiva

Filme dirigido por Luca Criscenti mistura documentário e ficção para apresentar uma nova abordagem sobre sua vida e legado

Copia de Imagem post padrao 2
Foto: Zapata Filmes/Divulgação.

O longa-metragem A Versão de Anita, dirigido pelo cineasta italiano Luca Criscenti, estreia nos cinemas brasileiros a partir do dia 13 de março. Com uma proposta que combina documentário e ficção, o filme reinterpreta a trajetória de Anita Garibaldi (1821-1849) a partir de sua própria perspectiva, destacando sua visão sobre os eventos históricos que marcaram sua vida.

A estreia ocorre em Porto Alegre (RS), com uma sessão especial na Cinemateca Paulo Amorim, às 19h, que contará com a presença do produtor Juan Zapata e membros da equipe. Em seguida, o longa será exibido em Caxias do Sul (RS), no dia 26, em São Paulo (SP), no dia 27, e em Laguna (SC), cidade natal da heroína, além de outras praças ainda a serem anunciadas.

Produzido em parceria entre a italiana Land Comunicazione e a brasileira Zapata Filmes, A Versão de Anita apresenta Flaminia Cuzzoli no papel da protagonista, interpretando Anita Garibaldi tanto no passado quanto nos dias atuais. O roteiro foi elaborado por Luca Criscenti, Silvia Cavicchioli e Daniela Ceselli, enquanto a produção local no Brasil ficou a cargo de Douglas Limbach.

“Este é o primeiro filme que aborda a história de Anita Garibaldi desde sua própria voz e perspectiva”, afirma o produtor Juan Zapata. “A proposta é transgressora e poética ao mesmo tempo, pois sempre (no cinema) sua história tem estado à sombra de seu esposo, Giuseppe. O filme propõe uma visão feminina disruptiva, que faz refletir sobre esta guerreira de uma forma inesperada, contemporânea e diferente”, acrescenta.

A narrativa do longa se desenvolve a partir de uma entrevista fictícia concedida por Anita Garibaldi a um programa de rádio, conduzida pelo jornalista italiano Marino Sinibaldi, que interpreta a si mesmo. Além disso, o filme mescla trechos documentais com análises de historiadores, confrontando diferentes versões sobre sua trajetória.

“Diferentes linhas narrativas fazem emergir a figura de uma mulher verdadeiramente única”, destaca o diretor Luca Criscenti. “De família humilde, filha de camponeses, porém capaz de olhar para frente com uma coragem incrível, de atravessar o oceano, de lutar batalhas contra diferentes povos, em diferentes continentes, e morrer por ideais nos quais ela realmente acreditava”, resume.

As filmagens ocorreram no Brasil, em cidades como Laguna (SC), Mostardas (RS) e Porto Alegre (RS), além de Bologna e Nápoles, na Itália. O longa apresenta um resgate histórico da heroína por meio de imagens de locais emblemáticos, documentos históricos, pinturas, fotografias e suas representações cinematográficas anteriores.

Premiado no Festival de Cinema de Punta del Este em 2023, A Versão de Anita também integrou a seleção do Festival de Trieste, na Itália, e esteve na programação do Festival de Fort Lauderdale, em Miami (EUA). Uma edição para televisão foi exibida pela emissora italiana RAI TV e alcançou mais de um milhão e meio de visualizações. A versão que chega aos cinemas brasileiros é inédita e exclusiva.

O projeto foi viabilizado com apoio do prêmio de coprodução do Ibermedia 2021, além de investimentos da RAI TV e da Emilia Romagna Filmcommission. A estreia gaúcha integra a programação oficial da comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e conta com apoio institucional do Consolato Generale d’Italia em Porto Alegre, do Instituto Anita Garibaldi – RS e da Casa de Cultura Mario Quintana.

Confira o trailer: