A obra completa de Machado de Assis chega ao público em uma nova edição avulsa, lançada pela editora Todavia em parceria com o Itaú Cultural. O projeto Todos os livros de Machado de Assis, anteriormente publicado no formato box com tiragem limitada, esgotou-se e agora retorna às livrarias com 26 títulos organizados em ordem cronológica.
Idealizada pelo pesquisador Hélio de Seixas Guimarães, a coleção passou por um trabalho de pesquisa e edição ao longo de quatro anos, contando com a colaboração de uma equipe de mais de 20 profissionais, entre críticos, revisores, preparadores e designers. A nova edição traz notas e comentários que destacam aspectos sociais e históricos da obra machadiana, incluindo reflexões sobre questões raciais, tema frequentemente debatido nos estudos sobre o autor.
A coleção contempla desde Desencantos (1861), primeira peça teatral escrita por Machado, até Memorial de Aires (1908), seu último romance.
Os livros já estão disponíveis para venda no site da editora Todavia.
Este post contém links de afiliados. Comprando através dos links podemos receber comissões pelas vendas. Isto ajuda a manter o site no ar.