Cantora Riáh lança álbum visual nesta sexta (07) com exibição gratuita em Caruaru

Obra que celebra repertório do primeiro disco da artista e evoca sua ancestralidade indígena será exibida às 19h, no restaurante bistrô Kimtal, em Caruaru, no Agreste

Copia de Copia de Post Noticias 58
(Divulgação)

Exaltando a ancestralidade indígena e músicas do seu primeiro disco, a cantora pernambucana Riáh lança seu primeiro álbum visual nesta sexta-feira (07), às 19h, com exibição gratuita da obra no restaurante Kimtal, em Caruaru, no Agreste. Às 20h20, o álbum visual faz estreia no canal da artista no YouTube, chegando ao público geral da Internet.

Gravado no Teatro Experimental de Arte – TEA, em Caruaru, o álbum visual – gênero audiovisual que reúne elementos do curta-metragem e do videoclipe – compila cenas de Riáh interpretando oito canções do seu álbum de estreia, Retinta, em ambientes sinestésicos e psicodélicos. Com quase 30 minutos de duração, a narrativa evoca a jornada pessoal da artista de busca e retomada de sua ancestralidade indígena Xukuru Ororubá.

Nas cenas, Riáh interpreta composições de nomes notórios, como Isabela Moraes, Juliano Holanda, PC Silva e Ceumar – além de duas canções de sua autoria. Através de projeções e recursos de holograma, animação gráfica e Inteligência Artificial, os cenários do TEA se transformam em locais subjetivos fora do espaço-tempo, nos quais a artista reencontra seus ancestrais e suscita reflexões sobre amor próprio, aceitação, pertencimento e religiosidade.

“É como um verdadeiro portal no qual eu reencontro meus ancestrais, representando um retorno às minhas origens e uma reparação com minha trajetória”, conta a cantora que tem pai, avós e bisavós nascidos em território Xukuru Ororubá no município de Pesqueira, no Agreste, onde a mesma viveu até os 15 anos de idade. Posteriormente, por força maior, a artista migrou para Caruaru, se afastando de sua ancestralidade. Em algumas cenas, a cantora performa ao lado de familiares indígenas, simbolizando esse reencontro.

Tendo “Retinta” como canção-guia, tal como no disco, o álbum visual endossa em imagem o mote do trabalho musical da cantora – uma homenagem aos povos originários e sua retomada pessoal enquanto mulher indígena. “Atraco enfim no meu cais, Retinta nas tintas dos meus ancestrais”, canta Riáh nos versos da canção de autoria de Déa Trancoso.

Riah lanca seu primeiro album visual Foto Divulgacao 5
(Divulgação)

Para aquecer o lançamento, Riáh lançou em dezembro passado o clipe de animação “Você Diz”, que tem ilustrações de Tricia Mota, adiantando um pequeno trecho do álbum visual. A artista também lançou um curta-metragem making of do álbum visual, disponibilizado também no seu YouTube, no último 24 de janeiro. O projeto do álbum visual conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura de Caruaru.

Para marcar a disponibilização completa da obra, o álbum visual será exibido nesta sexta (07) às 19h no restaurante Kimtal, em Caruaru, com entrada gratuita e aberta ao público. Após a exibição, haverá a celebração do lançamento com o show de Alysson Xukuru – artista primo de Riah – e Orlandinho Melo, com participação de convidados especiais.

Sobre Riáh

Cantora e compositora pernambucana, Riáh tem um trabalho musical fortemente marcado pela evocação à ancestralidade – despontou na cena do Estado lançando o clipe “Obá Xangô” (2021) e o curta-clipe “No Sítio Cajueiro” (2022), abordando a religiosidade afroindígena e a sua ligação com o povo Xukuru Ororubá. 

Em 2023, lançou seu álbum de estreia “Retinta”, com direção musical de Hugo Linns e incentivo do edital Funcultura, além do curta-clipe “Retinta – Vinheta Ororubá”. Desde então, a artista vem circulando por importantes palcos do Estado, como no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Mostra Pré-AMP, Carnaval de Recife e Olinda, Fenearte e Festival Pernambuco Meu País, cumprindo uma intensa agenda de shows entre 2023 e 2024. 

Em 2025, além de lançar o primeiro álbum visual de sua carreira, Riáh se prepara para realizar duas turnês – uma nacional e outra internacional – levando o repertório de “Retinta” para novos públicos.

Lançamento do Álbum Visual “Retinta”, de Riah

Exibição de estreia + Show com Alysson Xukuru, Orlandinho Melo e convidados

Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025, às 19h

Restaurante Kimtal – Bistrô e Parrilla (Rua Deolindo Tavares, 67 – Caruaru/PE)

Entrada gratuita