A Tribo da Periferia, grupo de rap e hip-hop com 26 anos de carreira, lança nesta quinta-feira (22) a música Chave Mestra, dando continuidade ao seu novo projeto, o álbum 6º Último. A banda, conhecida por letras que abordam questões sociais, está divulgando uma nova faixa a cada semana, com o objetivo de completar as 18 músicas do álbum até o final do ano.
Chave Mestra é a quarta faixa a ser lançada, sucedendo Por Mim, Taycan/Quintal de Laia e Lote 88, todas já disponíveis nas principais plataformas de streaming. Segundo Duckjay, membro fundador da Tribo da Periferia, a nova música é uma reflexão sobre os conflitos internos e o equilíbrio pessoal.
“Apesar de amar todas as faixas, essa é uma das que mais gosto porque fala daquela virada de chave que vai abrir portas e te levar a lugares que nunca foi. Espero que as pessoas, ao escutá-la, entendam a nossa mensagem, entrem na nossa atmosfera e viagem no nosso mundo musical”, disse.
A série de álbuns Último, que começou em 2011, reflete a filosofia da banda de tratar cada projeto como se fosse o último, entregando o melhor trabalho possível. “Usufruir isso e fazer o máximo que pode. Faltam mais 100 últimos aí pela frente. Tem muita coisa pra vir ainda”, explicou Duckjay.
O 6º Último é composto por músicas recentes e outras criadas há mais de três anos. Duckjay descreveu o processo de criação como meticuloso. “Fazer um álbum desta maneira é algo que leva muito tempo. É um trabalho feito à mão, como algo artesanal de crochê, ou uma Ferrari, por isso é muito particular e único. Não existe nada artificial na nossa música, não usamos sample, foi tudo realmente tocado, feito com prazer e amor”, afirmou.