Abre na próxima sexta-feira (07), no Palácio da Cultura, no Centro do Cabo de Santo Agostinho, a exposição Pernambuco Percussivo. A mostra, idealizada pelo mestre artesão Abílio Sobral, reúne mais de 30 instrumentos de percussão ligados às manifestações da cultura popular pernambucana confeccionados por ele. Durante o evento, marcado para 16h, haverá apresentação musical do grupo de capoeira Volta que o Mundo Dá.
O acervo exposto atravessa diversos ritmos e brincadeiras como o coco, o maracatu, o frevo, o forró, o caboclinho, a capoeira, e a ciranda. Entre os instrumentos estão desde os mais famosos, como berimbau, pandeiro e zabumba, aos menos conhecidos, como poica, preaca e caracaxá. O projeto, coordenado pelo produtor cultural Hassan Santos, também conta com um material que registra o processo de construção, a história e o som dos instrumentos.

“Pernambuco Percussivo reafirma o lugar fundamental da percussão na cultura popular de Pernambuco”, comenta Hassan, que também assina a curadoria junto com Abílio. “A sonoridade percussiva é base para diversas manifestações do nosso Estado, que atraem milhares de pessoas do mundo todo para cá”, completa.
Além da exposição, o projeto também conta com um site, onde os instrumentos estão fotografados e catalogados. Pernambuco Percussivo fica em cartaz até o próximo 14/6. A visitação é gratuita sempre das 8h às 16h.
Serviço: Abertura da exposição Pernambuco Percussivo
Onde: Palácio da Cultura – Cabo de Santo Agostinho
Quando: 7 de junho, às 16h
Visitação: 7 a 14 de junho das 8h às 16h